Você sente dificuldade de ser você mesmo em suas relações?
- natalienovaes
- 15 de abr. de 2024
- 2 min de leitura
É comum sentir que precisamos gostar de certas coisas ou falar sobre assuntos específicos para sermos mais interessantes e conquistar a aprovação dos outros. Muitas vezes, essas crenças surgem de um autojulgamento. Quando acreditamos que não somos legais ou interessantes o suficiente, podemos sentir a necessidade de criar uma fachada para sermos incluídos, com medo de sermos rejeitados. Mas será que as pessoas realmente pensam isso? O medo vem de um julgamento que você já faz de si mesmo?
No processo terapêutico, podemos explorar a origem desse autojulgamento, entender o que na sua história fez você acreditar que não era suficiente e como essa dificuldade de ser quem você é se manifestou nas suas relações. Ao compreender melhor esses padrões, você tem a oportunidade de se acolher e se entender de maneira mais profunda. A partir daí, podemos trabalhar para mudar a forma como observa as situações e desafiar a crença de que não é bom o suficiente, tornando mais fácil ser você mesmo, sem se preocupar com julgamentos.
Uma forma prática de começar esse processo é: quando sentir insegurança em suas relações, ao invés de pensar "Será que essa pessoa está gostando de mim? Será que estou sendo chata?", pergunte-se: "Eu realmente quero me relacionar com essa pessoa? Essa pessoa me trata bem?" Isso ajuda a mudar a perspectiva, colocando o foco em como você se sente nas relações, ao invés de se colocar constantemente na posição de ser julgado.
Se você se identifica com essas questões e quer trabalhar para melhorar a forma como se vê e se relaciona com os outros, estou aqui para te ajudar nesse processo. A terapia é um espaço seguro para você se conhecer melhor e aprender a se acolher, sem medo de julgamentos.
Comments